Vestes Sacerdotais

Ministração: Ap. Levi Oliveira
Texto Base: I Pedro 2:9-10


I Pedro 2:9-10 – “Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”

O Apóstolo Pedro nos traz revelações que eram conhecidas apenas da nação de Israel mas, quando Jesus vem, toda a comunidade gentílica conhece os preceitos, princípios e mandamentos feitos através da aliança com Abraão, unindo-nos como família na fé. Os símbolos representativos que até então eram conhecidos apenas pela comunidade judaica, é estendido a todo o povo gentil.

Até este momento, os sacerdotes eram apenas os descendentes de Arão mas, a reforma protestante nos faz lembrar que todos temos acesso direto a Deus, o que nos faz sacerdotes com um chamado que nos traz para o reino da luz, onde alcançamos a misericórdia e somos o povo escolhido de Deus.

Antes eram usados alguns símbolos que podem e devem reger nossa vida nos dias de hoje: Os sacerdotes possuíam uma roupa específica, onde cada peça tinha um significado assim como a unção que repousava sobre o sacerdote. Em Lv 8:1-9; 23 e 24, podemos reconhecer estes símbolos e aplicá-los em nossas vidas. Não temos mais estes rituais, pois estamos limpos diante de Deus lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro.

Os sacerdotes de maneira geral, possuíam vestes brancas (ato de justiça dos santos ) mas, o Sumo sacerdote possuía uma vestimenta especial (revestimento espiritual), que nos instrui como viver:

  • MITRA: Fazia o sacerdote lembrar constantemente o pecado da altivez e lembrar que sobre ele havia Deus.
  • LÂMINA: Ficava abaixo da MITRA e trazia escrito: SANTIDADE AO SENHOR, para lembrar que a nossa santidade deve ser reservada para Deus, o que faz com que sejamos santos e estejamos abençoando quem está próximo e o ambiente onde estamos.
  • PEITORAL: Para lembrar erros de juízo e nos lembrar que a todo momento estamos julgando, correndo o risco de julgamentos errados e precipitados.
  • TÚNICA: Cobria todo o seu corpo e representava o perdão pelo “assassinato”, pois se nós odiamos alguém, falamos mal, semeamos discórdia, intrigas e mexericos, estamos assassinando alguém pois nossa língua tem poder de vida e morte.(Tg. 3:8,9).
  • CINTO: Fala sobre os pecados do coração, se guiarmos nossa vida pelas nossas emoções seremos levados ao inferno pois nossa vida deve ser regida por princípios e pela palavra que norteiam nossa vida em Cristo. Não confie no seu coração.
  • ÊFODE: Fala sobre o perdão pelos pecados da maledicência, como a murmuração que é uma afronta a Deus, tira nossa paz, nossa alegria de viver e vai nos matando aos poucos sem que percebamos.
  • CALÇÕES: Fala do perdão por pecados sexuais, falta de vigilância e compreender que o sexoé dentro do casamento, com princípios e valores, sem contaminação de fora.
  • PEDRA: Carregadas seis sobre cada ombro representando as doze tribos de Israel, representa local de acolhimento, amparo, aconchego pois somos todos responsáveis uns pelos outros.
  • PEITORAL: Doze pedras sobre o coração, cada pedra representando uma tribo (comunidade), que tem que estar em nosso coração.

 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.