Parábolas de Jesus

Ministração: Ap. Levi Oliveira
Texto Base: Mateus 13


Havia profecia de que o mestre se manifestaria ao seu povo por parábolas, mas estas parábolas não eram para todos e o Espírito Santo auxiliava os que deveriam entender e as revelava a eles. Jesus revelava o reino de Deus através de parábolas e enviou várias delas para revelar o mesmo ensino para os que precisavam ouvir. A centralidade da mensagem está em entender o reino e tomar cuidado para não ficar fora dEle.

1) Semente Espalhada pelo Caminho: Palavra de Deus para aqueles que não assimilam, não entendem, não tem revelação, bate e volta, pessoas de coração fechado, a revelação não entra, e semente espalhada só serve para alimentar pássaros.

2) Semente em Meio a Pedras: Raiz não pega profundidade, não pega água, e aí vem o sol e queima a semente que morre, assim como pessoas que passam por tribulações e acabam desistindo.

3) Semente Entre Espinhos: Cresce até um estágio, depois é sufocada, não desenvolve nem frutifica (são aqueles que recebem o evangelho mas o cuidado desse mundo e a fascinação das riquezas o deixam infrutífero. Há uma prioridade: Buscar o reino de Deus e sua justiça (Mt. 6:33) o sacrifício a Deus não pode ser reduzido a cultos de domingo.

4) Semente Cai em Terra Boa: Você ouve e se torna frutífero.

  • V. 24: O reino dos céus é representado pelo celeiro de boa colheita, mas se cochilarmos o inimigo planta o joio em meio ao trigo;
  • V. 26: O joio cresce no mesmo campo que o trigo (mundo) e dali saem 2 tipos de sementes, humanidade dividida em 2 partes: Joio e Trigo. Chegará o dia em que haverá separação do joio e do trigo, os que servem a maldade, serão colhidos, atados em feixes e queimados para que nada sobre. O joio está entre nós e será queimado. o trigo representa o reino de Deus (vida abundante);
  • V. 31: O reino de Deus que é semelhante a um grão de mostarda (papel importante de israel em meio as nações);
  • V. 33: O reino de Deus é semelhante ao fermento (levedura) que envolve, contagia, produz gases e toma conta de toda massa. o fermento usado contamina toda a terra, essa é a igreja de Jesus que irá pelo mundo fazendo discípulos de todas as nações;
  • V. 44: Antigamente se guardava tesouros enterrados e a pessoa que o descobria vendia tudo que tinha e comprava o terreno para se tornar proprietário daquele tesouro, quando ouvimos o evangelho, o reino de Deus passa a ser nosso maior tesouro (caro);
  • V. 45: Reino dos céus (pérola) a palavra da verdade que liberta a joia mais preciosa, a pérola mais cara é o reino de Deus dentro de nós. quando encontrarmos o tesouro, tratemos com todo o cuidado.

Rede lançada ao mar pesca todo tipo de peixe, não brinque com as verdades eternas, não brinque com a sua vida, com o seu tempo. as redes já estão sendo arrastadas para a beira da praia, os anjos separarão os maus dentre os justos. valorize o tempo que deus nos dá hoje. há necessidade de posicionamento, de buscar e servirmos a deus. não podemos perder de vista a verdade da justiça de deus que se manifestará sobre toda a terra.


AVISOS:

  • 19/09/17 – Jantar Farroupilha: Prédio 2 – Com Maragatos de Cristo
  • 20/09/17 – Mateada e Almoço Farroupilha: Prédio 2 – A partir das 9h
  • 30/09/17 – Ordenação do Pr. Átila: – Prédio 2 – 20h00min

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.