O TEMOR DO SENHOR ANULA TODO ESPIRITO DE SENSUALIDADE – Pr. Ricardo Maciel

O TEMOR DO SENHOR ANULA TODO ESPIRITO DE SENSUALIDADE

Texto Base: Jz 13:1-3 e 24-25

Sensualidade- Inclinação por prazeres dos sentimentos, fragilidade nos sentimentos.

Pecado- Muitas pessoas atribuem pecado a não se poder fazer isso ou aquilo, é uma proibição. A questão está no controle de minhas emoções e meus sentimentos.

A questão é? Quem comanda quem?

Eu comando os meus sentimentos ou meus sentimentos me comandam?

Muitas pessoas tem uma historia de superação em sua vida (Regeições, vícios, miséria, etc…) mas quando se deixam seduzir pelo espírito de sensualidade acabam nocaltiadas.

Debilidades, fraqueza sentimental desnorteiam pessoas que tem a MARCA DA PROMESSA.

SL 25:12- Deus procura homens com a preciosa qualidade de TEMO-LO para ser guiado e direcionado por ele.

O homem que tem TEMOR de Deus enxerga o caminho com os olhos de Deus … mas o que o abandona terá os seus olhos do entendimento vazados.

A Paixão nos cega os olhos do entendimento.

Todo homem e mulher de Deus um dia tem que passar pelo TESTE DE PUREZA, Sansão teve que passar por esse teste.

Sansão era um homem investido do poder de Deus em sua vida algo incomum entre os homens. Coisa que só vemos em desenhos animados e em filmes, mas nada real como foi com sansão.    EX: JZ 15:15- Queixada de jumento

A rota da queda de Sansão

  • O casamento de Sansão (Jz 14:1-2)- Sansão viu e cobiçou uma mulher filisteia, foi vencido pelos olhos, foi imediatista, eu quero. Mesmo com todo seu vigor físico não conseguia dominar a si mesmo. É importante entendermos que no CAMINHO DE DEUS há sempre a marca da cruz, do sacrifício. Como saber se um sentimento é de Deus??? SACRIFICA!!!   A LEI DA CONQUISTA está em perder nossos direitos para Deus, só assim os direitos de Deus serão nossos direitos.
  • A desonra de Sansão (Jz 14:3)- Honrar Pai e Mãe é mandamento do Senhor, quem desonra tem sua vida abreviada. Não foi em vão que Sansão teve sua morte prematura.                              Dt  27:16-  Maldito aquele que desprezar a seu Pai e sua Mãe.                                                        Pv  30:17- Os olhos de quem zomba do pai ou quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da água serão comidos.                                     Há uma CEGUEIRA sobre esta geração. As pessoas não encontram solução para seus problemas, um sentido para suas vidas, um norte a ser seguido. POR QUE?                     Porque falta a HONRA e o PERDÃO!!!!
  • Jugo desigual– Pessoas estabelecem compromissos com pessoas que não tem o mesmo Deus que ela. Sansão foi traído em sua lua de mel. Sansão começa a quebrar seus votos.     Jz 16:1- Sansão de deita com uma prostituta.                                                                                     Sansão já não tinha mais entendimento e sua força já não lhe era mais suficiente.
  • A paixão de Sansão(Dalila)– Jz 16:4 Paixões e traições são episódios comuns na vida de Sansão, ele se tornou um homem vulnerável, cego.                                                                                             A SENSUALIDADE é comparada com a EMBRIAGUEZ. Sansão estava tão seduzido por Dalila que não percebeu o quanto ela o estava enganando, estava cego no seu entendimento.   Os demais votos já haviam sido quebrados e agora o golpe final, aquele que o iria expor sua vergonha e o afastar do propósito de Deus. Teve seus olhos imediatamente arrancados e o prenderam em correntes. A paixão cega os olhos do entendimento.

Sansão não foi vencido pelos seus inimigos, mas pelos seus SENTIMENTOS. Se tornou uma vergonha para os seus, abandonou o temor de Deus.

JOSÉ (Gn 39:6-12)- Conta  historia de um homem chamado José que não tinha super poderes mas tinha Temor a Deus. José foi rejeitado, vendido como escravo mas não negociou seus VALORES e seus PRINCIPIOS, se manteve firme no propósito maior, ficou 12 anos preso mas não se vendeu, não negociou.

José passou pelo TESTE DA PUREZA.

Existem hoje dois tipos de geração dentro da igreja…

SANSÃO- Pessoas que tem sido vergonha para seus pais, afogados na sensualidade, atormentados por seus desejos, cegos de entendimento, vivem guiados por suas vontades.

JOSÉ-  Pessoas que não negociam seus valores, seus sonhos, o seu propósito com Deus. Geração

que busca a face de Deus.

Perguntas para abrir diálogo:

  1. Você já passou alguma vez pelo “teste da pureza”? Como foi a experiência?
  2. Qual dessas Gerações você tem pertencido? De Sansão ou de José? Comente o porquê?
  3. O que devo fazer para ser a Geração de José?

 

 AVISOS:

06/09- Retiro Identidade School – Inscrições com o Rodrigo Mafaciolli

 

09/09 – Treinamento Diáconos – Tema: Aconselhamento – Local: Sede Adm – Hora: 09h

 

09/09 – Culto de Ceia – Local Salão 2 – Hora: 19h

 

13/09 – Culto da Rede de Mulheres – Local: Sede Administrativa – Hora: 20h

 

14/09 – Culto com o “Pr. Gaúcho” e Banda Maragatos de Cristo

               Entrada Franca

              Local: Salão 2

              Hora: 20

 

30/09 – Festa dos Tabernáculos – Local – Salão 2 – Hora: 19h

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.