Manifestações do Reino de Deus na vida do crente – Ari N. Conceição

Palavra de G.C. (23/09/2018

MANIFESTAÇÕES DO REINO DE DEUS NA VIDA DO CRENTE

Fruto do Espirito e as Bem-aventuranças

Textos base: Gl 5:22, 23 e Mt 5:1-12

Para integrarmos o Reino de Deus precisamos estar no propósito original conforme fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

Essa semelhança se expressa quando alguns dos atributos de Deus se manifestam em nós: amor, alegria, bondade, justiça, misericórdia, benignidade, fidelidade, entre outros.

Tendo presente que Deus é espirito (JO 4:24) para que possamos expressar atributos de Deus necessário é que nos deixemos guiar pelo Espirito Santo, conforme falou a Nicodemos: Jo: 3:3,5 “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus – Quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espirito é espirito”. Também nos prometeu o Consolador: Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espirito da verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês.”Jo 15:15-17.

Portanto, quem produz em nós bons frutos é o próprio Espirito que habita em nós, Paulo em Gl 5: 22 e 23 enumera ações e comportamentos que se verificados atestam ações do espirito em nós:

AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGINIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMINIO PRÓPRIO.

AS BEM-AVENTURANÇAS E O FRUTO DO ESPIRITO

Mt 5:1-12; – Gl 5:22,23

O QUE É SER BEM-AVENTURADO?:qualidade daquele que é muito feliz;Caráter dos que buscam o “reino dos céus”.

Mt 5:3 – “Bem-aventurados os humildes (pobres) de espirito, porque deles é o reino dos céus” – Fruto do espirito = AMOR- 1 Jo 4:7-8, porque Deus é amor

Base do Reino.Sem humildade de espirito o Reino de Deus não se estabelece em nossas vidas.

O QUE É SER HUMILDE DE ESPIRITO?Reconhecer diante de Deus a nossa falência espiritual. Total dependência da graça de Deus para nossa vida e nossa salvação.

Bem aventurado aquele que é esvaziado de si mesmo, de suas vaidades, de suas fortalezas pessoais para estar TOTALMENTE DEPENDENTE DO SENHOR.

PESSOA ESVAZIADA DE SI MESMA FICARÁ CHEIA DO AMOR DE DEUS

Bem-aventurado aquele que tem o amor de Deus em sua vida.

Humildade é condição para que o amor de Cristo nos alcançe.

Mt 5:4 – “Bem-aventurados os choram, porque serão consolados”;

Fruto do Espirito = ALEGRIA

A que choro Jesus estava se referindo?

Certamente ao choro da súplica, do arrependimento pelos nossos pecados. Depois de termos percebidos o amor de Deus em nossas vidas, o lamento por nossos pecados é inevitável.

Mt 5.5 – “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”;

Fruto do Espirito: MANSIDÃO

Mas o que é ser MANSO? “E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”.Nr 12:3. Obediente e zeloso pelas coisas de Deus, Mas por uma desobediência não entrou na terra prometida, embora a tenha avistado, Nr 20.

Jesus  era manso, conforme ele mesmo se declara em Mt 11:29-30, no entanto, expulsou os vendilhões do tempo – zeloso das coisas de Deus.

Mansidão está relacionada a obediência e zelo pelas coisas de Deus.

Mt 5.6 – “Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos”; – Fruto do Espirito = Fidelidade

CONCEITO BÍBLICO DE JUSTIÇA = TSEDEK = ESTAR NA POSIÇÃO CORRETA. andar de acordo com a lei de Deus.QUEM PROCURA ANDAR NA LINHA RETA DOS PRINCÍPIOS DE DEUS É FIEL, demonstra fidelidade.

A Palavra é nossa fonte de Justiça – Jesus é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós.

Diálogo com a samaritana:

Jo 4:13quem beber desta água voltara a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”

Jo 4:34: “tenho para comer uma comida que vocês não conhecem… – A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra……levantem os olhos e vejam os campos, pois já estão maduros para a colheita. Quem colhe recebe desde já a recompensa e ajunta o seu fruto para a vida eterna,….”

Mt 5.7 – “Bem-aventuados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”;

Fruto do Espirito = Benignidade (bondade em ação)

No mundo greco/romano misericórdia era sinônimo de fraqueza e covardia, uma doença da alma. Novamente Jesus confronta o conceito do mundo.

O que é misericórdia?a pessoa dá segundo a súplica e necessidade do outro.

É o dar conforme o pedido. Assim você alcançará a mesma coisa de Deus.

Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber”.

É um mandamento de Jesus: Lucas 6:36 – “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”.A misericórdia não é piedade -dar uma esmola a um pedinte sem amor, por tradição ou bom costume-, não é misericórdia. Misericórdia é entrar na vida do outro, entender as suas necessidades e suas dores agir com amor para ajuda-lo, naquilo que ele mais preciso e que esteja ao nosso alcance concedê-lo:

Mt 5.8 – Bem-aventurados os limpos (puros) de coração, porque verão a Deus; Fruto do Espirito: Bondade (qualidade interior)

O que é ser limpo de coração? Livre de maldade, sem impurezas, torpeza.

Para ver a Deus é preciso estar limpo. Ex 19:10-11 E o SENHOR disse mais a Moisés: “Vai ao povo e orienta-o a consagrar-se hoje e amanhã; lavem as suas vestes, 11estejam prontos depois de amanhã, porque depois de amanhã Yahweh descerá aos olhos de todas as pessoas sobre o monte Sinai.

Ap 22:14 Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais. 

“Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus” (Mateus 18, 3).

 

Mt 5.9 – Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus; Fruto do Espirito: PAZ

Pratiquemos a paz.

Evitar discussões inócuas, vazias, que não edificam.

Frutos da carne: richas, intrigas, divisionismos.

Mt5.10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”;

Fruto do Espirito = LONGANIMIDADE (paciente)

 

Mt 5.11 – Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que vieram antes de vós.

Fruto do Espirito = DOMINIO PRÓPRIO.

Atos 16:23-25 – Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado.Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.

 

Questões propostas:

Quando podemos entender que somos integrantes do Reino de Deus e semelhantes a Cristo?

Como podemos manifestar atributos de Deus que é Espirito se nós somos carnais?

Como está em nós a humildade necessária para que o fruto do amor de Deus se manifeste em nossa vida?

Quem já foi consolado por Deus?

Qual o maior empecilho para os Cristãos pregarem o Evangelho conforme Jesus pediu?

 

Lembretes:

1) Recepção calorosa, especialmente com os visitantes;

2) Louvor com liberdade e alegria

3) Compartilhamento da Palavra em forma de debate

4) Oração por causas específicas do grupo

5) Oferta

6) Dar avisos

Avisos:

  • Festa dos Tabernáculos – 30/09, 19h
  • Risoto – Promoção: StarTeens – 07/10/18 – 12h – Sede Administrativa – Valor: R$ 10,00 a concha

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.