
Leonardo Hoppen
As artes surgiram como for ma de expressão de amor a Deus e ferramenta de propagação da mensagem de salvação, esperança e amor. O teatro por sua vez surge como uma forma prática de demonstrar situações, mexendo com o imaginário e fazendo com que as pessoas criem identificação com as histórias de forma que consigam extrair algum aprendizado.
O ministério de teatro parábola surgiu na IBNsm alguns anos atrás e teve várias formações de elenco. O nome parábola nasceu em meados de 2012 e teve como inspiração os ensinamentos de Jesus por meio das parábolas, pequenas histórias que remetiam a um ensinamento específico e ajudavam na compreensão de todo o ensino trazido por Jesus. Todo o propósito existencial do Ministério Parábola está vinculado ao significado do seu nome, ou seja, levar os ensinamentos de Jesus de forma expressa, simples e criativa visando conectar o coração do homem com a verdade que emana da palavra de Deus. O processo de intervenção pode ser diversificado, passando pelos vários ramos desta bela arte, indo desde o canto até o circense, podendo ser de forma específica para o povo dentro do contexto da igreja ou não. Devido à necessidade de romper as paredes de um público especificamente cristão, o Ministério de Teatro, em sua nova e atual formação passou a ser denominado Cia Parábola.
Dentro da nova formação a Cia Parábola conta com 15 atores na composição de seu elenco principal, sendo liderado por Leonardo Hoppen Siqueira e Fernanda Aguiar desde o segundo semestre de 2014. Dentro do contexto de formação a Cia Parábola conta com a orientação técnica de Maria Christina Miño Rojas, Cidadã Paraguaia que é atualmente Estudante do Curso de Artes Cênicas Licenciatura em Teatro, cursando o 8º Semestre da Universidade Federal de Santa Maria que trabalha como professora de Teatro Atriz e Encenadora e realiza apresentações como trapezista.